Escolha uma Página

 

 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O que é Tomografia Computadorizada e como é feito o exame de Tomografia Computadorizada.

O meu médico solicitou um exame de Tomografia Computadorizada. Que exame é esse?

Essa pergunta é muito frequente pois o exame de Tomografia Computadorizada encontra-se no rol de exames de alto custo e só é solicitado na suspeita clínica para doenças específicas. O exame de Tomografia Computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo com uma máquina que faz radiografias transversais, como se fossem fatias do corpo. Uma vez registradas, essas imagens são processadas por um computador para formar uma série de outras imagens mais detalhadas do que se quer analisar.

Para que serve?

A Tomografia Computadorizada fornece imagens mais precisas do que outros métodos como o RAIO X e Ultrassonografia, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente um dos exames de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

Como é feito?

O paciente é deitado em uma maca e posicionado para a realização do exame. O técnico que realiza o procedimento fornece orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem.

É necessário preparo:

É solicitado jejum de seis horas, para o caso de ser necessário o uso do contraste venoso (injetado na veia). O contraste é muitas vezes contraindicado para indivíduos com história de alergia a iodo e seus derivados. Porém, a orientação quanto ao preparo deve ser pela clínica onde será realizado o exame.

                                    imagem1

Método não-invasivo e indolor de diagnóstico por imagem no qual um equipamento especializado gira ao redor do paciente e produz múltiplas e milimétricas imagens do interior do corpo, sendo possível aquisições de imagens tridimensionais. É rápido, confiável e seguro.

Publicado em: 27/10/2017

Dra. Elóa R. Gusso