O que é?
Os ovários são dois órgãos que estão situados um de cada lado do útero. Eles produzem hormônios femininos (estrogênio, progesterona, outros) e os óvulos. Tumorações chamadas cistos podem ocorrer nos ovários. Cistos são saculações preenchidas com material líquido ou semi-sólido.
Como se desenvolve?
São freqüentemente encontrados em mulheres em idade reprodutiva. As mulheres mais propensas a formação de cistos são aquelas com idade entre os 20 e 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica. Usar hormônios não causa cistos.
O que se sente?
Na maioria das vezes os cistos ovarianos são indolores e não causam sintomas a menos que ocorra sangramento por ruptura ou torção do cisto causando dor abdominal aguda severa.
Como o médico faz o diagnóstico?
Os cistos de ovário podem ser descobertos em um exame pélvico de rotina ou ecografia. Alguns exames laboratoriais podem ser necessários para avaliação dependendo dos sintomas encontrados.
Como se trata?
O tratamento pode ser expectante naqueles cistos que, por suas características, desaparecerão espontaneamente, ou cirúrgico, geralmente através de laparoscopia e vai depender do tamanho, das características e tipo do cisto e da idade da paciente. Devemos avaliar cuidadosamente, principalmente as meninas antes da primeira menstruação as e nas mulheres após a menopausa pós- menopausa.
Por: ABC da Saúde.
Publicado em: 17/06/2016.
Fonte: https://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-e-obstetricia/cistos-de-ovario