A hidrocefalia é uma condição clínica caracterizada pelo acúmulo de liquido cefalorraquidiano (LCR) nas cavidades ou ventrículos cerebrais. O LCR é um liquido orgânico transparente que, naturalmente, envolve o cérebro e a medula espinhal.
Este líquido, que está em constante circulação nos ventrículos do cérebro, desempenha muitas funções fundamentais: age como “amortecedor de choque” para o cérebro e a medula espinhal; leva nutrientes ao cérebro; remover resíduos, e por fim, flui entre o crânio e a coluna para regular mudanças de pressão.
Existem vários tipos da doença que levam a esse acúmulo do LCR nas cavidades cerebrais. Embora seja mais comum em recém-nascidos, a hidrocefalia pode acometer qualquer pessoa, principalmente idosos entre 60 e 70 anos.
Principais sintomas
A hidrocefalia pode aparecer em qualquer idade, mas a de pressão normal (HPN) é mais comum em idosos. Muitas vezes seus sintomas se assemelham bastante com o de outras doenças, por exemplo, Mal de Parkinson e Alzheimer.
Alguns dos principais sintomas da hidrocefalia em idosos:
- Perda de memória
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Vômitos
- Perda de equilíbrio
- Convulsões e visão turva ou dupla
- Continência urinária
Diagnóstico e tratamento
Quando existe a suspeita de hidrocefalia de pressão normal em idoso, o médico faz a revisão e análise do histórico do paciente, solicita exame neurológico completo e a realização de um exame de imagem, quer seja tomografia ou uma ressonância do cérebro, para confirmar o diagnóstico e avaliar as melhores opções de tratamento.
Confirmado o diagnóstico, essa doença pode ser reversível com o restabelecimento do fluxo liquórico através de uma cirurgia feita por um neurocirurgião.
Como a hidrocefalia é uma condição contínua, é necessário acompanhamento médico a longo prazo para que a função neurológica seja avaliada constantemente. Se algum problema persistir será necessária nova avaliação, pois muito da recuperação depende da capacidade de recuperação do cérebro do paciente.
A melhor forma dos pacientes que possuem hidrocefalia obterem qualidade de vida é procurar um médico logo no início dos sintomas. Por isso cuide-se!
POR: Borba
PÚBLICADO EM: Abril 2023
FONTE: https://clinicaborba.com.br/como-a-hidrocefalia-afeta-as-pessoas-idosas/