A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Dependendo da causa, os sintomas podem surgir de repente ou ir piorando ao longo do tempo.

Assim, se acha que pode estar com gastrite, selecione o que está sentindo, para saber qual o seu risco:

  1. 1. Dor de estômago constante e em forma de pontada
    Sim
    Não
  2. 2. Sensação de enjoo ou de estômago muito cheio
    Sim
    Não
  3. 3. Barriga inchada e dolorida
    Sim
    Não
  4. 4. Digestão lenta e arrotos frequentes
    Sim
    Não
  5. 5. Dor de cabeça e mal-estar geral
    Sim
    Não
  6. 6. Perda de apetite, vômitos ou ânsia de vômito
    Sim
    Não

Estes sintomas podem permanecer mesmo ao tomar antiácidos como Sonrisal ou Gaviscon, por exemplo, e, por isso, devem ser sempre avaliados por um gastroenterologista.

Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir ao comer algo picante, gorduroso ou após consumir bebidas alcoólicas, enquanto que os sintomas da gastrite nervosa surgem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado.

Como confirmar se é gastrite

Apesar do diagnóstico da gastrite poder ser feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta, o médico gastroenterologista pode pedir um exame chamado endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago e se a bactéria H. Pylori está presente.

Apesar de 80% da população mundial ter esta bactéria presente no estômago, as pessoas que mais sofrem com gastrite também a tem e a sua eliminação ajuda no tratamento e alívio dos sintomas. Veja também a diferença para os sintomas de úlcera no estômago.

O que causa a gastrite

Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago. Os mais comuns incluem:

  • Infecção por H. pylori: é um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago. Veja outros sintomas desta infecção e como tratar;
  • Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;
  • Níveis elevados de estresse: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, também apresentam maior risco de ter uma gastrite. Embora seja fácil de tratar, quando o tratamento não é feito adequadamente, a gastrite pode resultar em complicações como úlceras ou sangramento gástrico.

Tratamento para Gastrite

O tratamento para gastrite pode ser feito com o uso de remédios como o Omeprazol e dieta, mas existem plantas medicinais como a espinheira-santa que podem auxiliar no combate aos sintomas de gastrite, como dor na boca do estômago ou azia, sendo útil para alcançar a cura.

O tratamento da gastrite deve ser direcionado por um gastroenterologista, que geralmente solicita uma endoscopia para verificar a gravidade das lesões nas paredes do estômago. Esse exame pode ser feito antes de iniciar o tratamento e após 2 a 3 meses do tratamento para verificar se está dando certo.

Remédios para gastrite

Os remédios para gastrite como o Omeprazol, por exemplo, diminuem a acidez do estômago, reduzindo assim o desconforto que esta doença provoca. No entanto, seu uso deve ser feito sob orientação médica, pois o uso prolongado deste medicamento está relacionado ao aumento de tumores no estômago.

Quando a bactéria H. Pylori estiver presente é importante erradicá-la com antibióticos específicos por 7, 10 ou 14 dias. Durante este tempo é normal que os sintomas da gastrite pareçam ter aumentado, mas é muito importante levar o tratamento até ao fim. Ao final destes dias, deve-se realizar uma outra endoscopia digestiva com biópsia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada e, caso contrário, reiniciar o uso do antibiótico.

O que comer em caso de gastrite

Na dieta para gastrite, recomenda-se que o paciente:

  • Coma pequenas porções de cada vez, sempre de 3 em 3 horas;
  • Só beba líquidos entre as refeições;
  • Prefira alimentos cozidos e grelhados;
  • Evite condimentos, molhos e intensificadores de sabor como sazon e outros;
  • Evite todo e qualquer tipo de bebida alcoólica, gaseificada ou industrializada, incluindo os sucos industrializados;
  • Evite alimentos crus e de difícil digestão como carne vermelha;
  • Evite café, chocolate, chá preto, assim como frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.

Quem já sofreu com a gastrite possui maiores chances de voltar a sofrer com a doença e, portanto, deve-se adotar este novo estilo alimentar por toda a vida.

Por: TUASAÚDE

Publicado em: 09 de novembro de 2018.

Fonte 1: https://www.tuasaude.com/como-identificar-os-sintomas-de-gastrite/

Fonte 2: https://www.tuasaude.com/tratamento-para-gastrite/

Agendamentos?