A diverticulose é uma alteração do intestino em que há a formação de pequenas bolsas na mucosa do intestino grosso, conhecidas como divertículos. Os divertículos se formam quando pontos da parede do intestino estão frágeis, e acabam sendo projetados para o exterior devido às contrações intestinais, resultando na diverticulose, também conhecida como doenças diverticular.

Essas pequenas bolsas podem variar de 2,5 mm a 2,5 cm, costumam aparecer na parte final do intestino grosso e, geralmente, não provocam sintomas, entretanto, quando inflamam ou ficam infectadas pode haver dor abdominal e presença de sangue nas fezes, em alguns casos, sendo essa situação conhecida como diverticulite.

 

Sintomas de diverticulose

De forma geral, a diverticulose não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando ficam inflamados ou infectados, pode levar ao aparecimento de alguns sintomas, como dor abdominal tipo cólica, enjoo, inchaço abdominal e períodos alternados de prisão de ventre e diarreia. Além disso, quando os divertículos sangram, é possível notar, em alguns casos, a presença de sangue nas fezes.

Como normalmente não causa sintomas, a diverticulose pode permanecer silenciosa por muito anos, sendo descoberta de forma acidental durante a realização de uma colonoscopia de rotina, por exemplo. No entanto, quando há sangramento, podem ser necessários exames como ultrassom ou tomografia do abdômen para avaliar o nível de comprometimento abdominal e para programar o melhor tipo de tratamento.

Principais causas

A diverticulose é uma situação que acontece principalmente devido ao enfraquecimento e perda da elasticidade da parede do intestino, o que pode ser devido a diversas situações, sendo as principais:

  • Envelhecimento, sendo mais comum de acontecer em pessoas a partir dos 60 anos;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Aumento da pressão no cólon, que é a parte final do intestino grosso;
  • Predisposição genética

Além disso, pessoas que fumam podem apresentar um maior risco para a formação de divertículos, já que o tabagismo pode favorecer a fragilidade das paredes intestinais.

Como é o tratamento

O tratamento para diverticulose é feito, principalmente, com uma dieta rica em fibras, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras. Além disso, o médico pode também indicar em alguns casos suplementos alimentares ricos em fibras, como Metamucil, para melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, em caso de cólicas, o uso de antiespasmódicos e analgésicos, como Butilescopolamina e Paracetamol pode ser úteis para aliviar os sintomas.

Entretanto, se houver uma diverticulite, pode ser necessário uso de antibióticos e uma restrição da dieta, para descanso do intestino. Em casos mais graves, que ocorrem crises recorrentes ou com complicações, a cirurgia pode ser indicada, consistindo na retirada da parte do intestino onde estão localizados os divertículos.

Por: Tua Saúde

Publicado em: abril 2022

Fonte:https: //www.tuasaude.com/diverticulose/

Agendamentos?