A bronquite é um tipo de inflamação das vias respiratórias, mais especificamente dos brônquios, os responsáveis por conduzir o ar que entra pelo nariz até o pulmão.
As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.
Quais são os sintomas de bronquite?
Entre os principais sintomas de bronquite, temos:
– Tosse com muco;
– Chiado no peito;
– Sensação de peito carregado;
– Febre;
– Cansaço;
– Falta de ar;
– Dificuldade para falar;
– Irritação na garganta;
– Lábios roxos e
– Coriza.
Quais são os tipos de bronquite?
De forma geral, podemos destacar três tipos de bronquite:
– Bronquite aguda: A bronquite aguda é um tipo de infecção temporária dos brônquios, que acontece, geralmente, de forma associada a alguma outra condição. É o caso de uma gripe que pode acabar evoluindo para uma bronquite aguda. Essas crises de bronquite aguda podem durar de uma a duas semanas
– Bronquite crônica: A bronquite crônica acontece quando um paciente apresenta crises de bronquite que podem acontecer por mais de três meses por ano, sempre com piora durante a manhã. Essas crises podem ter períodos de melhora, mas o paciente apresenta tudo com certa frequência Para esses pacientes, é preciso acompanhamento médico direto porque outros problemas respiratórios, como a pneumonia, podem afetá-los com maior facilidade. Entre os sintomas de bronquite crônica, incluem-se inchaços nos tornozelos, pernas e pés e essa condição também pode ser chamada de bronquite asmática
– Bronquite alérgica: A bronquite alérgica é o tipo de inflamação dos brônquios que é desencadeada pelo contato direto com alguma substância capaz de causar alergia, como o cigarro e outros poluentes animais.
Qual é o tratamento para a bronquite?
O tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) e broncodilatadores (no caso de infecção por vírus). Podem ser recomendadas ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas.
Remédios complementares, que tratam dos sintomas da bronquite, como a coriza e a febre, também são recomendados no tratamento da bronquite. Ficar em repouso e consumir muito líquido costumam ser indicados aos pacientes assolados por esta condição.
Não existe fórmula para como curar a bronquite crônica, mas evitar substâncias que podem desencadear uma crise de bronquite, como a fumaça de cigarro, é uma das principais opções.
Por: Rede Do´r.
Publicado em: 20/05/2023