Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente.
Essa é uma condição relativamente comum e todo mundo deverá sofrer de otite pelo menos uma vez na vida. No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura sem maiores problemas.
Mas existem algumas complicações que podem acontecer por conta de uma otite que tenha sido mal acompanhada ou mal tratada. Entre elas podemos destacar a perda parcial da audição, a perda temporária da audição, fluídos persistentes que ficam dentro do ouvido e também infecções que acontecem de forma cíclíca e parecem nunca melhorar.
Quais são os tipos de otite?
Existem diferentes tipos de otite que estão relacionados, geralmente, ao ponto onde a inflamação está localizada.
Entre os principais tipos de otite, podemos destacar:
– otite externa: É a chamada “dor de ouvido”, que tanto acomete crianças e bebês e que pode causar bastante incômodo. A otite externa afeta a orelha externa, ou seja, o canal auditivo que inicia no interior da orelha e vai até o tímpano. Ela costuma ser causada por fungos e bactérias que acabaram entrando no ouvido ou que foram levados até lá por meio de instrumentos como cotonetes e o dedo. No verão, a otite externa é mais comum porque as pessoas costumam fazer com que seus ouvidos entrem em contato com diversas fontes de água. Quando você mergulha na piscina, toma banho de mar e de cachoeira ou deixa os cabelos molhados soltos, pode acabar levando água para dentro do ouvido, causando a otite externa de verão.
– otite média: A otite média é causada por vírus e bactérias e essa é a otite que atinge o ouvido de forma mais profunda, afetando a partir do tímpano até os ossos que fazem parte do ouvido e que enviam os sinais sonoros até o cérebro por meio dos nervos. A tuba auditiva, que faz a ligação entre o nariz e o ouvido, também é afetada. Quando essa otite é forte ou resultado de alguma outra condição, como a gripe e o resfriado, ela é chamada de otite média aguda.
Quais são os sintomas de otite?
Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido.
Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção. Na otite média aguda, que é ainda mais forte e consequência de um resfriado, de uma gripe ou de alguma outra doença, o paciente pode acabar, inclusive, rompendo o tímpano, o que faz com que ele elimine, além de cera de ouvido e secreção, sangue.
Mal humor, problemas para dormir, dor de cabeça, tontura e perda de apetite também podem acompanhar a otite.
Como é o tratamento da otite?
Geralmente, o tratamento da otite é feito com o uso de medicamentos como antibióticos e antifúngicos, que são aplicados diretamente no ouvido e que dependem do tipo de otite da pessoa.
Pacientes com otite recorrente também podem ser submetidos a certos tipos de tratamento, como a timpanotomia, onde uma pequena punção é feita no tímpano para remover qualquer líquido acumulado.
A Rede D’Or realiza, por ano, mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência, cuidando dos pacientes com excelência. Os hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios médicos da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.
Por: Rede D´or
Publicado em: Fevereiro de 2023